Construir um clima de amizade

0
153

Como materiais será necessário: folhas de sulfite ou qualquer outro tipo de folha que sirva para escrita.

1ª PARTE

Cada participante irá receber uma caneta e uma folha de sulfite. O catecúmeno irá escrever em breves palavras como ele se vê, como ele se vê como pessoa. Não é necessário colocar o nome.

2ª PARTE

Quando todos escreverem as folhas deverão ser dobradas, e embaralhadas. Após isso, cada um irá pegar uma outra folha e verificar se não é a que escreveu.

3ª PARTE

Após todos terem pego suas folhas, deverão se retirar para algum outro local, ou mesmo em silêncio, lerem e refletirem sobre sobre o que foi escrito.

4ª PARTE

Quando todos tiverem lido, após 15 ou 20 minutos, ou o tempo que for necessário. Volte a formar o grupo.

5ª PARTE

Deixe que cada um fale sobre o que leu, fica a critério se a pessoa deseja ler ou simplesmente comentar. O seu comentário deve ser de forma positiva. A pessoa que está lendo, pode tentar acertar que foi que escreveu o papel. Caso ele erre, a pessoa não deve se manifestar, caso ele acerte a pessoa pode complementar ou dizer mais sobre o que escreveu.

O OBJETIVO DESTA PRIMEIRA DINÂMICA

Esta dinâmica busca construir um clima de amizade, autoconhecimento e confiança no grupo. O catequista pode alertar que se alguém quiser comentar algo no grupo de forma pessoal, o grupo deverá ser maduro para respeitar e manter o sigilo sobre o comentário.

Quando for aplicar dinâmicas de grupo na catequese, tenha sempre em mente nas possibilidades. Tenha sempre controle sobre seu grupo. Para cada grupo é necessário conhecer e saber até onde pode ir.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui no blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Se souber também uma dinâmica compartilhe com a gente.